1912
Nas origens…
A nossa história começa em 1912, numa loja do subúrbio de Saint-Antoine, o bairro de Paris onde se cruzavam outrora os artífices.
Georges Libéron compra uma fábrica de artigos para pintores e douradores em madeira e instala-se no número 163 da rua de Saint-Denis. A clientela da loja é composta, essencialmente, por profissionais douradores e marceneiros.
Visionário e apaixonado, Georges Libéron associa-se ao seu cunhado , Paul Chotard, e diversifica-se na conservação de móveis, lançando uma nova gama, a “linha azul”. O entusiasmo manifestado convence Georges Libéron a desenvolver os produtos para conservação da casa.
Disse "O.Ké"?
É a partir de uma patente de encáustica que Georges Libéron desenvolve as suas gamas destinadas às donas de casa. Premiada na exposição universal de Paris em 1900, esta encáustica possui virtudes antisséticas e parasiticidas.
Propostas em pasta ou cera líquida, as encáusticas da “linha azul” facilitam a conservação dos pavimentos e móveis. A pasta O.Ké, “produto sem igual”, torna-se o produto de conservação “milagroso” para qualquer suporte, garantindo uma limpeza perfeita e um brilho inigualável.
Anos 50-60
“Libérons-nous”…
A imagem idealizada da fada do lar altera-se. Influenciados pelos modelos americanos, a publicidade, o cinema e a moda difundem uma imagem das mulheres, em todas as circunstâncias, alegres, sedutoras, dinâmicas… verdadeiros anjos do lar!
A Libéron seduz as donas de casa, muitas vezes acabadas de entrar na vida ativa, oferecendo-lhes produtos adaptados às superfícies modernas e às suas novas preocupações: a Cera Express Incolor apresenta-se sob a forma de vaporizador, o Rapid-Lak numa embalagem de forma tetraédrica… O acondicionamento adapta-se ao próprio produto.
A “linha vermelha”, cujo produto principal é a cera Black Bison, complementa a “linha azul”.
“Libérons-nous”, clama a Libéron, para nos libertarmos da palha-d’aço e do trapo…
Nos anos 50, tudo o que vem dos Estados Unidos é sinónimo de progresso e modernidade. O bisonte, animal emblemático, simboliza a resistência, a robustez. O adjetivo “preto” lembra a cor da pasta, disponibilizada na época em graxa e encáustica.
Os publicitários usam e abusam dos nomes de animais. Os animais são utilizados em contrassenso ou em perfeita adequação: o “leão preto” para a graxa, a “abelha” para a cera e a graxa, o guaxinim para a máquina de lavar roupa, etc.
Anos 70-90
Produtos para madeiras antigas de grande distribuição
A marca renova-se com o meio profissional dos marceneiros e artesãos de madeira e enriquece a sua oferta de produtos técnicos.
Nos anos 90, desejosa de partilhar o seu amor pelos belos materiais com o maior número possível de pessoas, a marca é adquirida pelo Grupo V33 e faz a sua estreia na bricolagem de grande distribuição.
A Libéron chega às prateleiras e torna-se a marca de referência dos produtos para madeira e outros materiais nobres (mosaicos de terracota, mármores, couros, etc.).
Anos 2000
A paixão da criatividade
As lojas de antiguidades, as feiras da ladra e os armazéns de venda multiplicam-se e juntam antiquários e decoradores ainda verdes, impacientes por descobrir “a” peça esquecida que poderão restaurar ou transformar.
Ciente desta constatação, a Libéron moderniza as antigas técnicas de pintura decorativa: nasce a gama de tintas e efeitos decorativos! Efeito caiado, patinado, pintura à antiga… verdadeira alternativa aos acabamentos para madeira, esta nova oferta permite a cada um exprimir criatividade e personalização. A gama estende-se a um número cada vez maior de suportes, materiais e efeitos, com cada vez maior facilidade de aplicação (sem primário, produto aquoso, etc.) para o prazer e os desejos de todos.
2010
O encanto da madeira reencontrado
Os móveis tradicionais e antigos seduzem cada vez menos. Os consumidores procuram acabamentos modernos, mais fáceis de aplicar e mais saudáveis.
Com a gama Esprit Campagne, a Libéron adiciona à sua gama de Acabamentos para madeiras antigas soluções (tintas, ceras, vernizes, etc.) simples, inéditas e autênticas para todos os apaixonados da madeira.
Verniz Deco
Técnica ancestral à base de cal, o Verniz Deco é utilizado desde a Antiguidade para decorar as paredes exteriores e interiores das casas. Ao ressuscitar este acabamento, a Libéron abandona a utilização complexa da cal, mas conserva toda a sua beleza e subtileza. De aspeto mate polvilhado e ligeiramente transparente, o Verniz Deco sublima vigas, portas, móveis, lambris e rodapés em madeira com uma patina ligeiramente esbranquiçada ou acinzentada.
2018
Sublimação das paredes
Velours de Peinture
A Libéron estende o seu know-how às paredes e cria Velours de Peinture, uma tinta de parede de alta qualidade à base de ingredientes naturais, entre os quais a caseína. Extremamente estética, esta tinta de aspeto aveludado exprime-se através de uma paleta de tonalidades elegantes e requintadas, extraídas do coração da nossa cultura francesa.