Política de Privacidade
A presente Política de Privacidade detalha a política da empresa V33 (proprietária da marca Libéron, a seguir referida como a “Empresa”) em matéria de proteção da vida privada, recolha de dados pessoais e cookies.
Aplica-se aos dados recolhidos no sítio web https://liberon.es. Este sítio web é protegido pelo Google Recaptcha. Ao navegar neste sítio web, aplicam-se as regras de confidencialidade e as condições de utilização da Google.
Para facilitar o acesso à presente Política, ela é disponibilizada no fundo da página (menu “Dados pessoais e política de cookies”), assim como em qualquer outro local onde sejam solicitadas informações pessoais ao Utilizador.
A presente Política visa informar o Utilizador sobre:
– os meios implementados pela Empresa para recolher os dados de caráter pessoal do Utilizador, no mais estrito respeito pelos direitos do próprio,
– os dados suscetíveis de serem recolhidos no sítio web da Empresa;
– a utilização que pode ser feita dos dados recolhidos e dos direitos que o Utilizador tem sobre os ditos dados.
A Empresa especifica, através da presente Política e/ou sempre que lhe forem solicitados dados de caráter pessoal, as finalidades do tratamento e os meios de qualquer operação (recolha, registo, alteração, etc.).
A Empresa compromete-se a:
– zelar pelo cumprimento dos princípios relativos à proteção dos dados pessoais;
– informar o Utilizador a respeito da existência dos respetivos direitos de acesso, retificação e oposição;
– proceder ao cumprimento das formalidades legais /ou regulamentares.
A Empresa indica ao Utilizador que, para a recolha e gestão dos dados de caráter pessoal do próprio, procede em conformidade com a Lei n.º 78-17, de 6 de janeiro de 1978, relativa à informática, aos ficheiros e às liberdades, conforme alterada e na sua versão em vigor, assim como com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, adotado a 27 de abril de 2016 pelo Parlamento Europeu, e com as leis e regulamentos dele decorrentes.
I. Proteção dos dados
1 − Definição e natureza dos dados de caráter pessoal
Durante a utilização do sítio web por parte do Utilizador, e por intermédio daquele, a Empresa poderá recolher dados de caráter pessoal, transmitidos nos seguintes âmbitos:
- Através do formulário de contacto da Libéron (https://liberon.es/contact/)
- Através da página de encomenda (no caso de uma encomenda online de artigos Libéron)
Por “dados de caráter pessoal”, entende-se todos os dados que permitem identificar o Utilizador direta ou indiretamente (mediante o agrupamento de informações), tais como a saudação, os nomes, os apelidos, a morada, o código postal, a localidade, o país, o endereço eletrónico, o número de telefone, etc.
2 − Direitos de acesso, retificação, eliminação, portabilidade e oposição ao tratamento
Em conformidade com a Lei n.º 78-17, de 6 de janeiro de 1978, “Informática e Liberdades”, e com as disposições do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, adotado a 27 de abril de 2016 pelo Parlamento Europeu, o Utilizador dispõe dos direitos de acesso, retificação, eliminação, portabilidade e oposição ao tratamento das informações pessoais a seu respeito. O Utilizador pode também opor-se ao tratamento para fins de prospeção, nomeadamente comercial.
O Utilizador pode exercer o respetivo direito de acesso aos seus dados, mandá-los retificar ou eliminar, mediante o envio de um pedido à Empresa. Para tal, a Empresa solicita que o Utilizador lhe envie uma carta assinada pelo autor do pedido e que anexe à dita carta um comprovativo de identidade (documento de identificação nacional ou passaporte), com a assinatura da pessoa que exerce o respetivo direito.
Por correio: V33 – Rue de la Croix Bernard – 39210 DOMBLANS
3 − Gestão dos dados pessoais pela Empresa
3.1 Meios de recolha dos dados
Aquando da navegação pelo Utilizador no sítio web https://liberon.es, e a fim de lhe poder oferecer os serviços propostos no sítio web, a Empresa poderá vir a recolher dados pessoais relativos ao Utilizador. Antes de cada recolha de dados de caráter pessoal, a Empresa procede à recolha do consentimento do Utilizador, através do preenchimento de um formulário de contacto e uma caixa de verificação, depois de o Utilizador ter tomado conhecimento da presente Política de Privacidade.
3.2 Finalidade da recolha dos dados
Os dados de caráter pessoal do Utilizador são recolhidos para atender a uma ou mais das seguintes finalidades:
- Gerir os pedidos de informações, de aconselhamento e do serviço pós-venda do Utilizador, de modo a assegurar o acompanhamento da relação com o cliente;
- Elaborar relatórios, estatísticas comerciais e estudos de mercado e de comportamentos, com o objetivo de melhorar os produtos da Empresa e responder de forma mais eficiente às expetativas do Utilizador, propondo-lhe produtos adaptados às respetivas necessidades;
- Gerir os pedidos de direitos de acesso, retificação e oposição do Utilizador relativos aos seus dados;
- Gerir a faturação e a entrega das encomendas do Utilizador efetuadas no sítio web.
A Empresa compromete-se a recolher os dados do Utilizador estritamente necessários para a finalidade do tratamento considerado, a fim de poder tratar os pedidos do Utilizador e oferecer-lhe os serviços propostos no sítio web.
3.3 Conservação dos dados
Os dados de caráter pessoal que a Empresa vier a recolher serão conservados durante um período não superior à duração necessária aos fins para que foram recolhidos e, no máximo, até 3 anos a partir da recolha de dados ou do último contacto para os clientes potenciais e, tanto num caso como no outro, unicamente para fins de prospeção comercial.
Findo esse período, desde que os dados recolhidos já não sejam necessários aos fins para que foram recolhidos:
- a Empresa compromete-se a retomar o contacto com o Utilizador, para confirmar se o próprio pretende ou não continuar a receber solicitações comerciais;
- na ausência de uma resposta, os dados serão arquivados e anonimizados ou destruídos.
O Utilizador pode, em qualquer altura, opor-se ao tratamento das informações pessoais a seu respeito, uma vez que dispõe dos direitos de acesso, retificação, eliminação e oposição, conforme exposto acima.
3.4 Destinatário dos dados
Os dados de caráter pessoal recolhidos relativamente ao Utilizador destinam-se à Empresa.
De modo a poder realizar os tratamentos supracitados, a Empresa poderá vir a partilhar os dados do Utilizador, dando acesso às pessoas autorizadas e devidamente habilitadas para este efeito, nomeadamente:
- os serviços internos da Empresa: comunicação, informática, marketing;
- empresas subcontratadas pela Empresa: agências web, agências de referenciação e fornecedores de serviços de alojamento virtual.
Os dados do Utilizador que a Empresa vier a recolher não se destinam a ser transferidos para fora da União Europeia. No entanto, se tal vier a acontecer, a Empresa garante ao Utilizador, em caso de transferência dos dados do próprio para o estrangeiro, em particular para fora do território da União Europeia, que implementará todas as medidas adequadas para garantir um nível de proteção suficiente dos dados do Utilizador, tais como:
- preferir países ditos “seguros”, ou seja, que oferecem uma proteção significativa dos dados do Utilizador;
- exigir as autorizações necessárias junto da autoridade de controlo antes de qualquer recolha de dados, se aquela o exigir em função dos países;
- obter as garantias de proteção e de confidencialidade da parte das empresas subcontratadas, por exemplo impondo cláusulas contratuais estritas, reservando-se a possibilidade de controlá-las regularmente, e através da realização de auditorias.
4 − Segurança e confidencialidade dos dados de caráter pessoal recolhidos
A Empresa considera como uma prioridade a segurança e a confidencialidade dos dados pessoais que lhe são confiados pelo Utilizador.
Nesse sentido, a Empresa procura tomar todas as medidas técnicas e organizacionais úteis face à natureza dos dados pessoais que lhe são comunicados pelo Utilizador e aos riscos apresentados pelo seu tratamento.
Isto visa preservar a segurança dos dados pessoais do Utilizador e, nomeadamente, impedir que eles sejam deturpados, destruídos, danificados, ou que terceiros não autorizados acedam a eles.
Para tal, a Empresa implementa várias medidas técnicas, tais como:
- a encriptação dos dados trocados entre o sítio web https://liberon.es e os respetivos visitantes, através de um certificado SSL;
- a centralização e gestão de todos os dados pessoais numa plataforma dedicada.
A segurança e a confidencialidade dos dados pessoais assentam igualmente nas boas práticas de cada um. Nesse sentido, a Empresa recomenda que o Utilizador feche a janela do respetivo navegador no fim da sessão, sobretudo se aceder à internet a partir de um terminal informático partilhado com outras pessoas, e que não guarde os seus nomes de utilizador e palavras-passes no navegador. Desta forma, o Utilizador poderá evitar que outros utilizadores consigam aceder às suas informações pessoais.
II. Política de gestão de cookies
O termo “cookies” agrupa o conjunto de marcadores depositados durante a consulta de um sítio web, da leitura de um e-mail ou da utilização de um software ou aplicação móvel. Trata-se de ficheiros de texto que o sítio web visitado pelo Utilizador guarda no respetivo disco rígido ou na memória do navegador utilizado. Um cookie permite que o navegador do Utilizador armazene diversos dados técnicos, que permitem o controlo geral do acesso do público aos sítios web da Empresa (número de visitas, frequência de exposição a uma faixa publicitária, ligação a outros sítios web, etc.) ou a personalização das páginas apresentadas, com vista às próximas interações do Utilizador com o sítio web.
Quando o Utilizador navega no sítio web da Empresa, podem ser guardadas informações relativas à sua navegação em ficheiros “cookies” instalados no respetivo computador, tablet ou smartphone.
Os cookies são importantes para o bom funcionamento de um sítio web. Os cookies são utilizados para conservar as informações de ligação e fornecer uma ligação segura, recolher as estatísticas com vista a otimizar as funcionalidades do sítio web e adaptar os conteúdos aos centros de interesses do Utilizador.
Desta forma, quando o Utilizador visita o sítio web pela primeira vez, em que cookies podem ser instalados no respetivo computador, a Empresa informa o Utilizador a respeito da utilização de cookies por parte do sítio web, através de uma janela que é aberta na página visitada. Nos termos desta informação, o Utilizador pode aceder à presente Política de Privacidade e aceitar ou recusar os cookies.
A Empresa chama a atenção do Utilizador para o facto de que o próprio, ao prosseguir com a sua navegação no sítio web aquando da apresentação desta janela, autoriza a utilização dos cookies no sítio web. No entanto, o Utilizador pode, em qualquer altura, alterar as definições relativas aos cookies, conforme exposto abaixo.
1 − Tipos de cookies
Existem vários tipos de cookies, que permitem ao Utilizador ter acesso, desde que os aceite, a um certo número de funcionalidades.
Cookies da Empresa no respetivo sítio web:
Trata-se de cookies depositados pela Empresa no computador, tablet ou smartphone do Utilizador, nomeadamente para atender às necessidades de navegação no sítio web.
Aquando da navegação do Utilizador no sítio web, o computador dialoga com um servidor, que lhe fornece todos os recursos solicitados, registando automaticamente cada operação num ficheiro específico, no qual o computador é identificado pelo respetivo endereço IP. Assim, o navegador do Utilizador transmite automaticamente à Empresa determinados dados padrão: além do endereço IP, esses dados incluem o tipo de navegador utilizado, as respetivas funcionalidades, o sistema operativo, a identificação de sítios web de terceiros (Facebook, Twitter, etc.) a partir dos quais o Utilizador inicia eventualmente sessão e as datas e horas de acesso aos sítios web da Empresa.
Estes dados, em particular o endereço IP do Utilizador, não permitem à Empresa identificar o Utilizador nominativamente.
Os cookies da Empresa permitem-lhe:
- monitorizar a atividade geral do sítio web, detetar os erros e garantir que o sítio web beneficia dos recursos materiais adaptados;
- criar estatísticas e volumes de frequentação e utilização dos diversos elementos que compõem o sítio web;
- adaptar a apresentação do sítio web às preferências de apresentação do computador do Utilizador (idioma utilizado, sistema operativo, etc.);
- facilitar ao Utilizador a consulta do sítio web, evitando fornecer as mesmas informações em cada nova visita ou personalizando os respetivos conteúdos em função das preferências ou dos centros de interesse que o Utilizador possa ter indicado;
- melhorar a ergonomia de navegação e identificar os centros de interesse dos internautas na sua globalidade.
O Utilizador tem total liberdade para aceitar ou recusar estes cookies. Para tal, o Utilizador apenas terá de alterar determinadas definições do respetivo navegador, de modo a recusar os cookies ou a ser notificado em caso de registo de um cookie no respetivo computador. O Utilizador pode também apagar os cookies armazenados no respetivo computador, a fim de eliminar definitivamente as informações que eles contêm.
Cookies no sítio web colocados por terceiros:
A emissão e a utilização de cookies por terceiros estão sujeitas às políticas de proteção da vida privada dessas entidades. A Empresa informa o Utilizador do objeto dos cookies de que tem conhecimento e dos meios de que dispõe para efetuar escolhas relativamente a esses cookies.
Cookies de medição de audiência:
A Empresa utiliza o Google Analytics para recolher informações sobre a utilização do sítio web por parte do Utilizador, para:
- ajudar a medir e estudar a eficácia dos conteúdos do sítio web;
- seguir os dados analíticos nos sítios web da Empresa e a utilização feita desses sítios web pelo Utilizador;
- Melhorar os serviços dos sítios web da Empresa.
O Google Analytics recolhe as informações sobre as páginas que o Utilizador visita e o tempo que passa nelas. Não são recolhidas informações pessoais do Utilizador. A Empresa não autoriza a partilha ou a utilização dos ditos dados.
A Empresa utiliza o Hotjar para compreender melhor as necessidades dos seus Utilizadores e otimizar o serviço e a experiência. O Hotjar é um serviço tecnológico que ajuda a Empresa a compreender melhor a experiência dos seus Utilizadores (por exemplo, quanto tempo passam em que páginas, em que hiperligações escolhem clicar, o que os Utilizadores gostam e não gostam, etc.), o que permite à Empresa construir e manter o respetivo serviço com os comentários dos Utilizadores.
O Hotjar utiliza cookies e outras tecnologias para recolher dados sobre o comportamento dos Utilizadores da Empresa e os respetivos dispositivos. Esses dados incluem:
- o endereço IP de um dispositivo (tratado durante a sessão do utilizador sob uma forma anonimizada);
- o tamanho do ecrã do dispositivo e o tipo de dispositivo (identificadores de dispositivos únicos);
- informações sobre o navegador;
- a localização geográfica (apenas o país).
O Hotjar armazena estas informações em nome da Empresa, num perfil de utilizador anonimizado. O Hotjar está contratualmente proibido de vender os dados recolhidos em nome da Empresa.
Para mais informações, pode consultar a secção “Acerca do Hotjar”, no sítio web oficial do Hotjar.
Duração dos cookies
Em conformidade com a regulamentação em vigor, os cookies recolhidos no sítio web da Empresa têm uma duração máxima de 13 meses.
Gestão das preferências de cookies
O Utilizador dispõe de diferentes meios para gerir os cookies. O navegador do Utilizador pode também ser configurado para assinalar os cookies que são depositados no respetivo computador, tablet ou smartphone e perguntar ao Utilizador se pretende aceitá-los ou não.
O Utilizador pode aceitar ou recusar os cookies caso a caso, ou recusá-los de forma sistemática. No entanto, chama-se a atenção do Utilizador para o facto de que qualquer configuração que possa estabelecer será suscetível de alterar a sua navegação na internet, além de que as condições de acesso do Utilizador a determinados serviços poderão exigir a utilização de cookies. Como tal, a configuração de cookies pode bloquear o acesso do Utilizador a determinadas funcionalidades do sítio web. O utilizador pode optar, em qualquer altura, por alterar as respetivas preferências em matéria de cookies, seguindo o procedimento mencionado abaixo.
A configuração de cada navegador é diferente. Ela é descrita no menu de ajuda do navegador do Utilizador, o que lhe permitirá saber como deve alterar as preferências em matéria de cookies.
O Utilizador pode gerir a ativação e a desativação da totalidade ou de parte dos cookies do sítio web, clicando nesta hiperligação: [Gestão de cookies]
III. Atualização da Política de Privacidade
A Empresa reserva-se o direito de alterar a presente Política de Privacidade, em qualquer altura, na totalidade ou em parte, tendo em conta as alterações e as evoluções dos seus procedimentos internos. A Empresa garante que a Política estará sempre em conformidade com as eventuais alterações das disposições legislativas e regulamentares francesas e europeias.
A Empresa recomenda ao Utilizador que consulte regularmente a presente Política de Privacidade, antes de permitir qualquer recolha de dados próprios, de modo a conhecer e compreender melhor a utilização dos respetivos dados de caráter pessoal. A Empresa poderá vir a pedir ao Utilizador, periodicamente, para validar o conhecimento da presente Política de Privacidade.
Data da última atualização da presente Política de Privacidade: 29 de julho de 2020